Arquitetura: luxo ou necessidade?
Há quem diga que ter um arquiteto é só para quem é da classe alta. Mas vamos desmistificar esse pensamento. Para reformar e/ou construir é preciso escolher um profissional da área para evitar uma série de problemas e conter uma série de sugestões. Assim, você garante mais segurança ao seu projeto, além de ter a garantia de que ele atenderá plenamente às suas necessidades.
Profissional da área
O profissional de arquitetura é a pessoa que vai unir criatividade, técnica, estética e funcionalidade para tirar seu sonho do papel. Ele unirá o útil ao agradável, ou seja, ao contratar um arquiteto, você faz mais economia a longo prazo, pois terá um projeto bem pensado, onde possíveis problemas já tiveram soluções encontradas, além de ter um planejamento mais adequado dos materiais que precisará.
Além disso, o arquiteto também tem competência de formar uma equipe e lidar com as questões mais burocráticas, além de ter contato com especialistas de cada área da construção e até fornecedores, que podem lhe ofertar preços e materiais melhores e adequados.
Para não ter surpresas, contratar um arquiteto gira em torno de 10% a 20% do valor total da obra. Porém, você não deve entender isso como gasto, e sim como um investimento. Com um bom projeto em mãos vc saberá quanto, como e onde vai gastar o seu dinheiro.
Sustentabilidade
Outro ponto importante, é a preocupação com meio ambiente. Além de serem materiais reaproveitados, o projeto colabora ao máximo com o meio ambiente, além disso trazer custos menores pra você, como por exemplo reaproveitamento de energia, água, entre outros.
Portanto, ter um arquiteto pode lhe custar mais na hora de fazer o projeto, mas com certeza vai custar menos a longo prazo, e inclusive no momento da obra. E quando falamos de um custo menor, é também, custo mental, menos dor de cabeça.