Capacitação: por que é importante fazer a transformação digital da sua empresa?

Capacitação: por que é importante fazer a transformação digital da sua empresa?

Capacitação: por que é importante fazer a transformação digital da sua empresa?

A RD Station é uma startup brasileira focada no desenvolvimento de softwares de automação de marketing e CRM para o crescimento de médias e pequenas empresas. 

Uma parceria recente da RD Station com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) promete ajudar na transformação digital de vários negócios do país: trata-se da Escalada Digital, que de acordo com a revista Pequenas Empresas & Grandes negócios, é “um programa de capacitação para micro e pequenas empresas, com o objetivo de impulsionar a transformação digital de até 100 mil negócios por meio do programa somente este ano.”

Ações como essa são de extrema importância para que as pequenas empresas prosperem, ainda mais em um período como o que vivemos. É por isso que tanto se fala em transformação digital, um tema importantíssimo e que levanta uma série de dúvidas, mas que vamos esclarecer todas elas nesta matéria.

Aproveite a leitura!

Afinal de contas, o que é transformação digital?

 

Pergunta, Marca, Resposta, Solução, Inscreva Se, Mão

A pesquisa “Transformação Digital nas MPE”, realizada pelo Sebrae, mostrou que, em três anos, os pequenos negócios no Brasil passaram a apostar na modernização através do uso de novas ferramentas digitais, em especial as redes sociais. Já são 72% das empresas utilizando o WhatsApp para se conectar aos clientes, além de 40% com perfil no Facebook.

As vendas pela internet e redes sociais ganham cada dia mais força, alcançando um novo nível durante a pandemia. E a transformação digital mostra-se justamente nesses momentos, com a tecnologia sendo encarada como uma ferramenta para modernizar e otimizar a forma com que empresas e profissionais trabalham.

Vemos transformação digital quando uma empresa utiliza o WhatsApp e redes sociais para oferecer produtos e conversar com os clientes, mas também quando uma equipe utiliza uma ferramenta para organizar as demandas e facilitar a comunicação em tempos de home office.

Importante: a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que deve entrar em vigor em 2021, veio para regular e definir como as empresas coletam e tratam as informações das pessoas, determinando uma série de regras muito importantes para a captação, armazenamento e uso de dados pessoais de terceiros. Não se esqueça de pesquisar sobre o tema e já enquadrar seu negócio ao que essa lei prevê.

Magazine Luiza – Um case de transformação digital 

Uma das maiores empresas do Brasil pode nos ensinar muito bem o que é uma transformação digital bem feita.

O processo de transformação digital da Magazine Luiza possibilitou que a empresa se posicionasse como uma referência no e-commerce, deixando de ser apenas uma rede de lojas físicas.

Essa conquista veio depois de um grande esforço para se tornar um negócio digital, reforçando a equipe comercial, modificando (e modernizado) o processo de vendas, além de um grande investimento em marketing digital e ações promocionais.

Isso trouxe mais consumidores para a plataforma online da empresa e ajudou a Magalu no grande objetivo de conectar os pontos de contato das lojas, adotando uma cultura digital e, finalmente, tornando-a uma empresa multicanal.

Hoje as lojas físicas e o e-commerce estão 100% conectados, os processos de tecnologia partem de dentro da própria empresa, tudo isso atrelado a uma cultura inovadora, aberta a criar e aceitar riscos.

O resultado disso tudo você consegue ver hoje: crescimento constante e referência em qualidade.

Seja entre as pessoas, processos e tecnologias, a transformação digital começa pela capacitação

Ilustração do conceito abstrato de capacitação da juventude. crianças e jovens assumem o comando, agem, melhoram a qualidade de vida, construção da democracia, ativismo juvenil, envolvimento. Vetor grátis

Por mais óbvio que pareça, sempre vale a pena ressaltar que a mudança começa com a implementação de uma cultura organizacional na empresa, independente da estrutura e quantidade de funcionários. Essa mudança envolve voltar os olhares para as soluções tecnológicas e inovações que irão trazer resultados para o negócio.

É preciso dominar assuntos essenciais como a jornada do cliente, entendendo o caminho que o consumidor percorre até se tornar um cliente. Assim, torna-se possível entender quais ferramentas e estratégias adotar, como a criação de um site, uma ação de engajamento para crescimento das redes sociais, uso de e-mail marketing…

A partir deste passo, você e sua equipe começarão a pensar, dominar e executar estratégias em diversas tecnologias disponíveis no mercado, todas com foco em trazer resultados efetivos para o seu negócio.

Isso vale tanto para ferramentas de marketing e vendas, quanto para metodologias e tecnologias de organização de tarefas, controle financeiro e muito mais.

Nós falamos muito sobre isso anteriormente em nosso blog, mostrando inclusive ferramentas e cursos gratuitos que podem ser extremamente úteis. Para acessar, basta clicar aqui.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e aprendido o que de fato é a transformação digital. Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog!

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