Ceilândia na Rota Turística do Distrito Federal!

Ceilândia na Rota Turística do Distrito Federal!

Ceilândia é a maior e mais populosa cidade do Distrito Federal. Ela carrega características únicas, tradição com forte conexão nordestina através da origem dos seus moradores, comércio movimentadíssimo, lazer e cultura.

Quem mora lá tem um caso de amor com a cidade para contar e atrair cada vez mais visitas, inclusive, a inclusão de Ceilândia na rota do turismo do Distrito Federal tem mobilizado a Secretaria de Turismo do DF (Setur), assim como empresários e lideranças ceilandenses em uma ação conjunta, que visa trazer informação, investimentos e organização ao turismo da cidade.

Hoje nós vamos falar um pouco mais sobre essa cidade incrível, rica em diversidade e cultura. 

Aproveite a leitura!

Fonte: proffabiogeo.blogspot.com

Ceilândia e suas origens

Fundada em 27 de março de 1971 (já são 50 anos de idade), Ceilândia tem origem na sigla CEI da “Campanha de Erradicação das Invasões”, isso porque o movimento na época era resolver o problema dos quase 80 mil habitantes que se encontravam em ocupações irregulares dentro de Brasília, morando em grandes aglomerações próximas ao centro da capital, onde a maioria dessas pessoas trabalhavam.

Foi aí que o governador da época, Hélio Prates da Silveira, solicitou o início do processo de erradicação de invasões, culminando numa Ceilândia inicial com área total de 20 quilômetros e demarcada para 17.619 lotes. Mais de uma década depois, em 1988, essa área foi oficialmente ampliada para 231,96 quilômetros quadrados.

Os primeiros moradores da Ceilândia foram os ocupantes das invasões do IAPI, que compreende as Vilas Tenório, Esperança, Bernardo Sayão e Colombo; dos morros do Querosene e do Urubu; e Curral das Éguas e Placa das Mercedes, invasões contendo mais de 15 mil barracos e 80 mil moradores.

Desde lá o crescimento tem sido constante e, de acordo com levantamento feito em 2015, já eram 489.351 habitantes na cidade.

Ceilândia hoje

Fonte: Madaria Oliveira

Hoje o que nós temos é uma cidade repleta de diversidade, comércios movimentados, afinal de contas, como não lembrar da tradicional e incrível Feira Central da Ceilândia? Lá é possível encontrar, desde comida típica nordestina, diversas opções de roupas, alimentos, especiarias e muito mais. 

A poucos passos da região da feira, há uma avenida com várias lojas de todos os portes, de grandes empresas a produtores locais, ficando próximo também o Shopping Popular da Ceilândia, famoso pelo comércio de roupas, tecnologias, serviços etc.

A cidade conta com diversas opções de lazer e cultura. A cultura inclusive é um ponto forte na cidade, que é lar de diversos artistas locais.

Falando em cultura, é impossível não lembrar da citação de um dos maiores artistas da história do Distrito Federal e da música brasileira, Renato Russo. O famoso verso “Amanhã às duas horas na Ceilândia, em frente ao Lote 14, é pra lá que eu vou”, presente na música “Faroeste Caboclo” da banda Legião Urbana, é uma das marcas registradas, principalmente quando citamos Ceilândia para pessoas de outros estados, que logo fazem essa associação.

Além de constantes programações musicais e artísticas, muitas delas realizadas na tradicional casa do cantador, Ceilândia conta com uma forte presença de empresários locais na área do lazer, gastronomia e música com bares, restaurantes, eventos diversos e muito mais. Inclusive, se aventurar pelo centro de Ceilândia, na região da Hélio Prates, é certeza de encontrar bons bares, restaurantes e hamburguerias para todos os gostos.

Muito além do lazer, quem mora em Ceilândia hoje pode encontrar na própria cidade tudo aquilo que precisa, seja mercados, hospitais, clínicas com especialidades diversas, academias, igrejas e muito mais. A tendência (e objetivo) é sempre aumentar a quantidade e qualidade dessa economia local, tornando a cidade cada vez mais independente.

Ceilândia é tradição, amor e um dos motores da nossa capital federal. Valorizar essa cidade é missão de todos nós!

Gostou da matéria? Continue acompanhando nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?