Como planejar 2020

Como planejar 2020

Como planejar 2020

Fim de ano chegando e junto com ele chega o momento de fazer planos para o ano que está prestes a começar. Começar a esboçar um planejamento para sua empresa é importante, ainda mais porque ajuda a estipular novos objetivos para seu negócio. 

Ter planos e objetivos estabelecidos, mesmo sem ter certeza do que pode acontecer no mercado, é essencial para que uma empresa possa crescer de maneira organizada e realizar tudo que se propõe de maneira eficaz.

Ah, mas o que fazer para ter um bom planejamento para o ano novo?! Não se preocupe, te daremos umas dicas que te ajudarão!

 

Crie a matriz SWOT da empresa

Com esta ferramenta você poderá ter uma visão geral sobre os pontos fortes e pontos fracos do seu negócio. Tendo as informações levantadas como base, você poderá identificar eventuais problemas da empresa e trabalhar para solucioná-los. A matriz consiste na análise dos seguintes fatores:

  • Forças: descreva aqui todos os pontos positivos do seu negócio;
  • Fraquezas: aqui você deverá listar o que não está gerando bons resultados para sua empresa;
  • Ameaças: esse é o espaço destinado para que você analise as possíveis ameaças para o seu negócio ao longo de 2020. Principalmente aqueles que podem vir do mercado, tais como concorrentes, fabricantes, mudanças legislativas, entre outros;
  • Oportunidades: Fique atento ao que pode gerar chance de crescimento para o seu negócio! Aqui você elenca ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e que podem ser usados em prol da sua empresa.

 

Fique atento às tendências

Para que você seja capaz de elencar eventuais oportunidades na matriz de SWOT é importante que esteja por dentro de tudo que existe de tendência no mercado. Estar atento te deixará um passo à frente dos seus concorrentes e trará grandes oportunidades para sua empresa.

 Para estar por dentro do que há de novo é simples: leia bastante! Uma boa leitura sempre é bem vinda, ainda mais quando pode trazer novas informações para o crescimento do seu negócio. Procure diversos livros e não se prenda apenas a grandes nomes, leia também novos autores ou nomes que você não conhecia previamente.

 

Faça networking

É muito importante que você crie e mantenha contatos que possam ajudar nos seus planos. Mas não mantenha contatos somente para ter ajuda quando for necessário, fique à disposição para também ajudar sua rede de contatos. Um bom relacionamento é fortalecido quando as duas partes buscam pelo benefício mútuo.

Veja algumas dicas para encontrar boas parcerias:

  • Participe de eventos e cursos da sua área;
  • Não julgue a importância de alguém logo de cara, sempre se lembre de encontrar valor em qualquer pessoa que venha a conhecer;
  • Faça networking antes que ele seja necessário;
  • Tenha noção do seu valor! Antes de ir a algum evento, lembre-se dos seus talentos, forças, habilidades e conexões.

 

Estabeleça metas

Não tem como fazer planos para um novo ano do seu negócio sem determinar metas. Para começar, escolha um ou dois objetivos principais para sua empresa, aqueles que podem levar pelo menos três anos para serem alcançados.

Tendo seus objetivos definidos, fica mais fácil de criar pequenas metas que te ajudarão a alcançar o plano macro definido para sua empresa. Essas pequenas metas podem ser mensais e te ajudarão a visualizar o que é necessário para chegar mais perto do objetivo principal traçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você procura?