Construção civil e sustentabilidade: duas coisas que devem andar juntas

Construção civil e sustentabilidade: duas coisas que devem andar juntas

Construção civil e sustentabilidade: duas coisas que devem andar juntas

Construção civil e sustentabilidade são temas que andaram separados por muito tempo, algo que podemos considerar um grande erro, tendo em vista os grandes impactos que as obras e a urbanização causam na natureza.

Toda cidade merece crescer e evoluir, mas este desenvolvimento deve vir acompanhado pelo respeito aos recursos naturais. 

O assunto já vem se tornando uma pauta com cada vez mais espaço na sociedade e hoje nós iremos nos aprofundar um pouco mais para que você entenda a importância do pensamento sustentável, seja por parte das empresas, mas também da sociedade.

 

Construção civil e impactos ambientais

Do consumo de recursos naturais até as mudanças no solo, vegetação e clima, a construção civil é sem dúvidas uma grande causadora de impactos no meio ambiente.

No entanto, nós não podemos negar o quão necessárias são essas mudanças para o nosso desenvolvimento como sociedade. É aí que entra a importante necessidade de conhecer todos os impactos que serão causados por determinado projeto, buscando, com antecedência, formas de minimizar os efeitos causados na natureza.

É tudo uma questão de equilíbrio e ações organizadas. A geração de resíduos é um dos principais problemas do ramo, mas pode ser diminuída através de atitudes como fornecer aos trabalhadores apenas os materiais necessários para determinada obra, além da utilização de materiais reutilizáveis.

Pensar em soluções para diminuição de ruídos, do desperdício de água e outros problemas também é essencial.

 

Preservar áreas naturais é um dever que só nos traz vantagens

Além das ações para evitar desperdício de recursos e atividades que diminuam a agressão do solo e a natureza como um todo, a preservação de áreas naturais é outro fator essencial para o respeito à natureza, além da qualidade de vida da nossa geração e das que estão por vir.

Aqui vão algumas das principais vantagens de preservar áreas naturais:

  • Prevenir alagamentos 
  • Reduzir a poluição
  • Preservação  da temperatura e clima
  • Manutenção e valorização da biodiversidade

Sustentabilidade é um tópico que sempre deve estar presente e na Empreendimentos Brasília isso não é diferente. Estamos atentos às alternativas de construção que oferecem menos riscos à natureza e às comunidade. Nós acreditamos que é possível crescer e se desenvolver sem agredir a natureza.

Continue acompanhando nosso blog para novos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?