Dia Mundial da Arquitetura 

Dia Mundial da Arquitetura 

Dia Mundial da Arquitetura 

Como a Empreendimentos Brasília faz parte disso

   No dia 1 de julho comemora-se o dia Mundial da Arquitetura, por isso a Empreendimentos Brasília elegeu julho como mês da Arquitetura. A data foi escolhida pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1949. A arquitetura está presente em todos os lugares, afinal, segundo o dicionário é a arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para abrigar os diversos tipos de atividades humanas. Quando se pensa mais afundo sobre o que é a arquitetura, percebe-se que as obras trazem consigo informações, história do lugar e do seu povo. O formato das projeções e os materiais utilizados revelam o momento e as condições em que foram construídas. 

    Valorizar os projetos de arquitetura é um dos objetivos da Empreendimentos, visto que, eles são desenhos e informações extremamente necessárias para a construção ou reforma de uma obra. Com ele, vários problemas futuros são evitados, como desperdício de materiais, mal aproveitamento da luz solar, medidas erradas, pouca ventilação, entre outros. Tudo que é planejado, tem mínimas chances de surgimento de erros. 

Durante o mês de julho vamos reforçar a importância da Arquitetura para as pessoas, através das histórias por trás das obras, dos grandes nomes, das grandes estruturas e dos significados. Conectaremos a antiga arquitetura com a atual,  exploraremos essa área muito importante, mas subestimada por muitos. Brasília é o cenário de muitos subterfúgios e a história da Empreendimentos também tem como inspiração os grandes nomes que construíram a capital e o propósito de manter vivo o legado, com toques de modernidade, sustentabilidade e funcionalidade. Isto pode ser observado através das obras ou projetos como o BSB60, que resultou em 20 episódios no NOW sobre 20 pioneiros e empreendedores que ergueram a capital. 

Brasília e a vocação por design

     Brasília tem vocação para ser destaque e referência no cenário nacional e mundial. Muitos dos grandes Arquitetos e Obras estão na capital do país. Para a maioria dos brasileiros, quando se fala em arquitetura nacional, os primeiros nomes que vêm à mente são os de Oscar Niemeyer (1907-2012) e Lúcio Costa (1902-1998). Eles foram responsáveis pelo planejamento da capital, sua estrutura, e pelos vários monumentos. Lúcio Costa é reconhecido pelo seu mais famoso projeto, o Plano Piloto, que desbancou outras 25 propostas que estavam participando do concurso para ser o modelo da nova capital brasileira.

    O outro nome que nos remete à arquitetura nacional é o de Niemeyer que trouxe para Brasília o modernismo, traços firmes e funcionalidade. Junto com ele, o arquiteto e pioneiro do projeto em que a Empreendimentos Brasília faz parte, o BSB60, César Barney trabalhou em obras reconhecidas da capital, como a praça dos três poderes e o edifício do congresso Nacional. César é Colombiano e após cursar arquitetura nos Estados Unidos, veio para Brasília destinado a ficar. Em seu currículo, acumula inúmeras experiências, e para ele a arquitetura abriu as portas para fazer parte da história do país “Eu tive a oportunidade de trabalhar em grandes coisas, oportunidade que se eu tivesse ficado nos Estados Unidos, não teria, eu ajudei a construir uma cidade” orgulha-se. 

    Mais um personagem importante na construção da capital brasileira também foi uma das estrelas do projeto BSB60, o arquiteto Salviano Guimarães. Ele concluiu o curso na primeira turma de Arquitetura da Universidade de Brasília, e assim que se formou, teve como primeiro trabalho o detalhamento de uma obra à convite de Oscar Niemeyer. Ajudou na reforma do Congresso e também término da Catedral, para ele fazer parte deste momento foi muito especial “Eu ajudei a construir Brasília, isso dá um orgulho muito grande.”

A Empreendimentos inova e mantém a tradição arquitetônica 

     A Empreendimentos Brasília segue a tradição da cidade, do planejamento e do modernismo. Há uma evidente necessidade em preservar o legado dos urbanistas que conceberam a capital e avançar para manter o alto padrão colocado pelos nossos fundadores. 

   Os últimos trabalhos da Empreendimentos se enquadram muito com esse cruzamento que Brasília é capaz de fazer na arquitetura. Prestes a ser lançado, o intitulado The Brain House se destaca ao primar por linhas retas, paredes de vidro para valorizar a paisagem. Essas paredes são parte da decoração e funcionalidade, pois o projeto será na região Beira Lago, arredores do lago Paranoá. A ideia é aproveitar a luz natural que gera economia de energia e ao mesmo tempo valoriza a vista, agregando esteticamente. Esses traços modernos presentes no projeto são similares em grande parte dos monumentos nas construções de Brasília. Para ficar por dentro dos nossos projetos acesse embsb.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?