Dicas para colocar as finanças do negócio em dia

Dicas para colocar as finanças do negócio em dia

Dicas para colocar as finanças do negócio em dia

Ter controle e planos para fazer seu negócio crescer são muito importantes, mas não se esqueça que a área financeira é um ponto essencial para prosperar. E aqui não entra só no que você terá que investir dentro da empresa, lembre sempre de se atentar a outros fatores, tais como: produtos que venderá, local, fornecedores etc.

Elencar esses detalhes faz parte do processo de planejamento de um novo negócio, mas o que você não pode deixar acontecer é que a organização financeira fique em segundo plano e focar somente nas questões comerciais.

Muitas vezes essa falta de controle financeiro pode acontecer de forma involuntária. Mas você precisa saber exatamente quais sãos gastos e ganhos da sua empresa, até mesmo para ter noção se está sendo lucrativo ou não. Tendo disciplina, organização e tomando alguns cuidados você pode melhorar sua área financeira, confira algumas dicas:

Identifique a situação atual da sua empresa

Levante todas as informações financeiras: despesas, receitas, estoque e caixa. A partir disso insira os detalhes no seu sistema de organização, seja ele digital ou físico. Não se esqueça de anotar as despesas fixas: água, luz, telefone, entre outras, além do valor das retiradas mensais como pró-labore.  E não se esqueça de separar as contas pessoais das da empresa, pois assim você poderá mensurar se sua empresa está sendo lucrativa e onde estão os maiores gastos dela.

Organize sua área financeira

Depois de feitas as anotações, é importante que você repita isso todos os dias, para manter o controle de tudo: vendas diárias, vendas à vista, a prazo, quais as datas de recebimento e quais os gastos. A partir desses balanços diários você terá mais facilidade para fechar o balanço mensal. 

Pague as contas em dia

Tenha seus gastos sempre organizados para não perder nenhum dia de vencimento, assim você evita multa e juros. Lembre-se que você também pode antecipar os pagamentos, se o desconto for vantajoso e não for prejudicar seu caixa no futuro. E para facilitar a gestão financeira é importante que os prazos de pagamento para os clientes sejam inferiores ao que for recebido de fornecedores, assim você sempre terá dinheiro em caixa para efetuar os pagamentos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?