É possível reformar em período de chuva?

É possível reformar em período de chuva?

Antes de fazer qualquer grande mudança, é preciso planejamento. Obra é uma dessas mudanças que se não for planejada, pode trazer vários problemas e dores de cabeça. E na chuva, a chance dessas dores acontecerem é ainda maior.

Para isso, em primeiro lugar, é essencial que o planejamento contemple datas realistas, é preciso que os equipamentos para proteção dos trabalhadores durante a execução e as definições logísticas — definindo coberturas para não prejudicar ou atrasar serviços e etapas devido às chuvas. Quem está reformando a casa sabe que esse período chuvoso não é nada fácil. Mas tudo é possível na vida, há casos, como aqueles que a construção começa do zero e dura mais de 6 meses ou em reformas emergenciais que não têm hora para acontecer ou aquelas em que não dá para parar e esperar uma época melhor para seguir com a obra.

Caso você se encontre em alguma dessas situações, separamos aqui algumas das dificuldades que pode enfrentar na obra e algumas dicas para amenizar as dores de cabeça:

Planejamento

É a principal maneira de evitar dores de cabeça, que provavelmente irão existir, principalmente em períodos de chuva. Mas quando o planejamento é realizado, é possível verificar quais atividades e etapas não poderão ser realizadas em períodos chuvosos ou pelo menos evitados, tanto pelo risco de acidentes quanto pela qualidade que pode ficar comprometida.

Armazenamento

Os materiais e os equipamentos precisam ser armazenados adequadamente para que não ocorram perdas, desperdícios ou danos gerando gastos extras. É preciso destinar um local seguro para manter cimento, argamassas, areia, entre outros que podem ser danificados ao entrar em contato com a água.

Sinalização

As chuvas podem dificultar a mobilidade no canteiro de obras aumentando possibilidade de acidentes de trabalho como escorregões, quedas, desestabilização de solos em áreas de escavação, descargas elétricas, choques, entre outros. Por isso, sinalização é de suma importância para evitar acidentes.

Mão de obra especializada

A começar com o arquiteto que ajudará a planejar todas as etapas, e evitará uma série de problemas por causa das chuvas, quanto com o pessoal que precisará de capacitação para que as etapas sejam desempenhadas corretamente, tanto em relação aos procedimentos de segurança quanto para garantir um resultado de mais qualidade. Com isso, são evitados diversos problemas, como atrasos e acidentes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?