Economia desacelerada, mas setor otimista

Economia desacelerada, mas setor otimista

Economia desacelerada, mas setor otimista

 

O setor da Construção Civil é responsável por 2 milhões de empregos diretos com carteira assinada no país. Levantamento da Associação de Incorporadoras Imobiliárias realizado com as maiores 20 incorporadoras do país, apontou alta de 34% nos lançamentos e mais de 28% nas vendas nos dois primeiros meses do ano. Evidentemente, com a pandemia, alguns lançamentos foram adiados, mas o setor segue otimista.

Dá mesmo para ser otimista?

Esse otimismo é justificado pela redução da taxa de juros para o crédito imobiliário. A Caixa e o BRB, por exemplo, estão no patamar de 6,49%, frente aos 10% praticados em 2017. A permissão para a continuidade das obras logo no início da pandemia é outro fator que impediu que o setor entrasse em uma grande crise. Como os trabalhos nas obras não foram interrompidos, apenas adaptados para garantir segurança, as empresas não sofreram tanto quanto outros segmentos, o que deu uma aquecida financeira e a manutenção de empregos. 

 

De acordo com números do Índice de Velocidade de Vendas (IVV), levantados mensalmente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), com apoio do  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), o setor começou 2020 com expectativa alta, motivada pelos resultados do ano anterior. 

 

Imóveis de médio e alto padrão

 

O desempenho do mercado imobiliário no primeiro mês de 2020 reforça o otimismo dos empreendedores do DF: imóveis de médio e alto padrões registraram IVV de 4,7%, maior índice registrado para esse período desde o início da pesquisa e um salto de quase 31% quando comparados os janeiros de 2019 e 2018. Esses segmentos também registraram venda positiva em 2020, com aumento de 50% em relação a janeiro de 2019. O conjunto do mercado imobiliário teve desempenho positivo, registrando IVV de 5,9% para unidades residenciais.

 

Beira Lago

Fato é a iminente inauguração em Brasília do mais novo espaço da Empreendimentos Brasília, na região do Beira Lago, chamado The Brain House. Concebido em 2019 e desenvolvido em poucos meses, o empreendimento é prova de que, mesmo em meio a um cenário de desaceleração econômica, pandemia e isolamento social, foi possível tirar um projeto do papel e colocar na rua. Em tempos de Covid-19, todas as precauções e cuidados estão sendo tomados pela Empreendimentos Brasília. Os imóveis disponíveis para locação passam por desinfecção com uma solução de álcool 70, água e água sanitária. E nas obras, os colaboradores seguem recebendo Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para garantir a segurança de todos. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?