Inflação do aluguel tem a maior alta em 25 anos – Aprenda a encontrar e negociar melhores preços

Inflação do aluguel tem a maior alta em 25 anos – Aprenda a encontrar e negociar melhores preços

Inflação do aluguel tem a maior alta em 25 anos – Aprenda a encontrar e negociar melhores preços

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), em uma explicação simplificada, pode ser definido como o índice que mede a variação dos preços, ajudando a entender se há inflação ou deflação no período analisado. Alguns chegam a confundir o IGP-M com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), mas este segundo é utilizado como medidor oficial do comportamento dos preços em nosso país.

Mas, o que o IGP-M tem a ver com a alta na inflação do aluguel, tema da matéria de hoje?

A resposta: o Índice Geral de Preços – Mercado é utilizado (entre outras coisas) para definir o reajuste de grande parte dos contratos de aluguel em nosso país. O aumento em questão, assim como explicado em reportagem do Correio Braziliense, se deve ao fato de que o reajuste acelerou para 4,1% em maio, após ficar em 1,51% em abril. Este indicador já acumula avanço de 14,39% no ano e de 37,04% em 12 meses, representando a maior alta na inflação do aluguel em 25 anos, desde o Plano Real. 

Quer saber mais e aprender boas saídas na hora de procurar um imóvel para alugar? Continue acompanhando este conteúdo!

Inflação do aluguel – Qual o maior impacto dessa mudança?

 

Banca e economia de dinheiro copyspace conceito de idéia de fundo. Foto gratuita

O aumento do IGP-M de maio terá efeito direto sobre os contratos de locação com vencimento para este mês de junho. Caso os proprietários optem por aplicar todo o valor do reajuste, um aluguel que em maio custava R$2.000 irá custar R$2.740,8 no mês de julho.

Segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), os preços de commodities (matérias-primas essenciais como petróleo, trigo e etc) negociadas em dólar voltaram a pressionar a inflação ao produtor, um dos três componentes que definem o valor do IGP-M.

Já IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) teve aumento de 5,23% em maio, grande parte devido ao aumento do minério de ferro. Portanto, após um recuo de 1,23% no mês de abril, o índice subiu 20,64% no mês de maio. Vale ressaltar que o IPA corresponde a 60% da composição do valor do IGP-M.

Os aumentos de outros grandes índices do mercado nos ajudam a entender a inflação no aluguel. Agora, te daremos algumas dicas úteis para negociar em momentos como este.

Falando em dicas úteis, nós preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema “Sobrevivendo na crise”, contendo inclusive links para cursos gratuitos nas mais diversas áreas. Você pode conferir clicando aqui.

 

Inflação do aluguel – Temos algumas dicas úteis para você

Pendurado lâmpada amarela com outras lâmpadas brancas Foto gratuita

O momento é desafiador, mas com foco, pesquisa, negociação e a parceria certa você vai conseguir encontrar boas opções para o seu aluguel.

Temos algumas dicas úteis para negociar o seu aluguel:

👉 Tenha uma boa relação com a imobiliária ou proprietário 

👉 Pague integralmente em dia ou adiantado (é melhor um inquilino que pague menos todo mês, do que um aluguel mais caro sem a certeza da entrada)

👉 Conheça o mercado e aponte a existência de outras unidades semelhantes por preços menores (isso é essencial em uma negociação)

👉 Entenda as necessidades do locador, pois nem sempre o maior desejo dele é um “aluguel mais caro”. Às vezes, a regularidade e confiança valem mais que dinheiro. 

Mesmo com a alta, é possível alugar imóveis com preço e formas de pagamento que se encaixam melhor para você.

E se você é um empreendedor com o objetivo de encontrar o aluguel ideal para a sua empresa, está na hora de conhecer as opções da Empreendimentos Brasília. Basta clicar aqui para acessar nossos imóveis comerciais disponíveis para aluguel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?