Novos padrões de comportamento nos estabelecimentos
Com a pandemia do novo Covid-19, a sociedade como um todo tem tomado medidas de cuidado e tem, portanto, se adaptado a uma nova realidade. Sob o ponto de vista dos empresários, a preocupação não é outra: segurança.
Com a abertura gradual do comércio no Distrito Federal, o setor produtivo sugeriu medidas e diretrizes para que essa reabertura ocorra de modo a não prejudicar nem os comerciantes, tampouco os clientes. Se você é empresário e a abertura do seu estabelecimento já foi autorizada pelo governo local, confira se você está seguindo as principais medidas de segurança listadas a seguir:
» Todos os funcionários devem usar máscaras
» Os clientes só poderão entrar no estabelecimento com máscaras
» É importante que seja mantido o distanciamento de 1,5m entre as pessoas
» Essas normas de conduta individuais devem ser divulgadas a todos, tanto para prestadores de serviços e usuários, quanto para os clientes
» Deve-se limpar e desinfectar os ambientes a cada duas horas
» A condição de saúde dos funcionários deve ser monitorada, com aferição de temperatura e observância às condições gerais (presença de tosse, coriza, febre, mal estar etc)
» Priorizar as reuniões por videoconferência
» Intercalar e alternar o atendimento com horários de entrada e saída diferentes dos colaboradores, para não sobrecarregar o transporte público
» Se você possui funcionários com mais de 60 anos, com doenças crônicas e gestantes, priorize seu afastamento (por meio de férias e folgas), sem prejuízo salarial
» Posicionar kits de limpeza (com papel toalha e álcool em gel) em pontos estratégicos do estabelecimento
» Controle de acesso nos horários de grande fluxo