Refaça as contas: como avaliar 2019

Refaça as contas: como avaliar 2019

Refaça as contas: como avaliar 2019

Antes de você já correr para escrever sua lista de metas para 2020, pare um pouco e analise tudo que 2019 trouxe para o seu negócio. Da mesma forma que você avalia o ano que passou dentro da sua vida pessoal, é importante ter o mesmo zelo com sua vida profissional.

Tire um momento para fazer uma autoavaliação do seu negócio, para fazer um balanço de tudo que aconteceu e não se prenda somente a um balanço financeiro, é importante avaliar todos os aspectos da sua empresa.

Veja algumas perguntas que poderão ajudar a fazer uma retrospectiva completa de como foi 2019 para sua empresa:

 

Quais foram os resultados com as vendas?

Avalie o desempenho ao longo do ano tendo como base os resultados sobre as vendas do seu produto/serviço. Destaque quando ocorreu crescimento e também quando houve queda e identifique os fatores que influenciaram esses picos. Feito isso, você poderá descobrir os motivos que levaram ao aumento ou queda de suas vendas, o que ajudará a antecipar isso no ano seguinte.

 

Qual foi o lucro da empresa?

Analise quanto que sua empresa lucrou em 2019, mas lembre-se: Não é só porque você teve muitas vendas que, necessariamente, sua empresa teve grandes lucros. Com essa análise ficará mais fácil de avaliar seus preços, rever descontos que foram praticados, reavaliar promoções para que seu 2020 seja melhor planejado. 

 

As metas de 2019 foram cumpridas?

Lembra das metas que você estabeleceu na virada de 2018 para 2019? Elas foram concretizadas? Faça este balanço, pois, para que sua empresa cresça é importante ter metas bem definidas. 

Só assim será possível desenhar um planejamento de como alcançar cada uma das metas que definir e ainda fazer um acompanhamento de cada uma delas, para evitar qualquer surpresa futura. 

 

A equipe está satisfeita?

Tenha em mente que uma empresa não funciona sozinha! Para crescer é necessário que todos estejam na mesma página e trabalhando em prol de um mesmo objetivo. Para que isso seja possível é necessário ter uma equipe satisfeita e comprometida. Por isso, faça uma avaliação do nível de satisfação dos seus colaboradores e veja o que pode ser melhorado para que sua equipe esteja cada vez mais motivada.

 

Quais foram os erros cometidos?

Chegou a hora de identificar os erros que você cometeu durante 2019, mas não precisa se depreciar, afinal, errar é mais que humano! Fazer uma reflexão sobre os erros cometidos te ajudará a evitá-los no próximo ano. É importante também que você seja sincero e converse com seus colaboradores para que tenha opiniões sinceras e receba feedbacks válidos para seu crescimento junto com a equipe e a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?