Sobrevivência na crise: como os empreendedores estão se reinventando?

Sobrevivência na crise: como os empreendedores estão se reinventando?

Sobrevivência na crise: como os empreendedores estão se reinventando?

Mais de um ano se passou desde o início da pandemia da Covid-19 e todas as transformações sofridas no mundo desde então. 

O noticiário, as rodas de conversas (inclusive as virtuais, em tempos de quarentena) e a rotina nunca mais foram iguais – e provavelmente nunca mais serão. Isso tudo nos faz pensar em duas palavras que se tornaram muito significativas no cenário atual: sobrevivência e adaptação.

Enquanto muitos estão nesse momento lutando pela vida, outros estão na luta cotidiana, batalhando para garantir o seu sustento e o da família: sejam os vários trabalhadores que perderam os empregos e estão em busca de novas formas de fazer renda, ou então os empreendedores, que tiveram que se reinventar como nunca durante o período da pandemia.

Hoje nós vamos falar sobre a importância da adaptação às mudanças que sofremos na forma de consumir, aprender, nos relacionar, entre vários outros fatores que nos obrigaram a pensar diferente. 

Se você é daqueles que busca atualização e conteúdos para poder fazer a diferença nos seus negócios, continue a leitura!

Inovação na prática é o caminho de várias empresas que sobrevivem na pandemia

Uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada no mês de novembro de 2020, apontou que quatro em cada 10 pequenas empresas brasileiras inovam durante a crise ao longo do ano.

Outros dados interessantes são que, para 27% dos empresários, os desafios impostos pela pandemia acabaram trazendo mudanças valiosas para o negócio, entretanto, apenas 11% dos empreendedores sinalizaram um aumento no faturamento em relação a 2019. Se você quiser saber mais sobre o cenário das empresas no Brasil no último ano, o SEBRAE preparou um boletim completo sobre os impactos da pandemia no mercado. Para conferir, basta clicar aqui.

Essas e outras informações mostram que, a partir do início da pandemia, empresas que souberam se adaptar ao período conhecido como “novo normal” se colocaram em posição de vantagem.

 Retrato de mulher recebendo produtos encomendados online Foto gratuita 

Quando observamos esses números na prática, é possível enxergar esse crescimento em empresas e pessoas que enxergam possibilidades das mais variadas possíveis. Uma série de empresas que se adaptaram ao delivery para poder comercializar seus produtos, outras, seguindo os protocolos de segurança, reinventaram seus produtos, serviços e formas de consumo, além de profissionais que simplesmente investiram em áreas diferentes da sua atuação original, utilizando isso como forma de constituir novas oportunidades de negócios.

“Fazer negócio em meio a pandemia pode ser uma boa escolha” foi um dos temas abordados anteriormente em nosso blog. Para acessar, basta clicar aqui 

A inovação também está presente nos processos das empresas. Onde havia reuniões presenciais, existem agora as calls. A comunicação que antes era pessoal e direta precisou se adaptar para os meios digitais. Para contornar este cenário, empresas investiram em ferramentas de gestão com foco em otimizar a rotina dos funcionários e a experiência do cliente. Uma pesquisa do SEBRAE revelou que 55% das micro e pequenas empresas usam alguma ferramenta de gestão. Entre os MEIs, esse número cai para apenas 25%. 

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, investir em ferramentas de gestão não exige, necessariamente, gastar dinheiro. Existem diversas ferramentas que são gratuitas e ajudam muito na organização e gestão do negócio.

A Hubspot oferece uma ferramenta gratuita de CRM, tecnologia que permite os profissionais de venda acompanharem os negócios em andamentos com os clientes, programando ações a serem tomadas seguindo uma ordem lógica.

Já o Slack possibilita que o trabalho em equipe aconteça de forma mais simples, mesmo que esteja cada um na sua casa. Isso ocorre através de conversas por áudio e texto, além da troca de arquivos, e outras funcionalidades.

No Canva, você encontra uma gama de modelos de artes para redes sociais, conteúdos impressos e muito mais de forma gratuita. Apesar de diversas opções serem reservadas apenas para assinantes, é possível fazer apresentações, stories, postagens e muito mais com os elementos gratuitos disponíveis.

Pesquisando na internet você encontrará outras diversas ferramentas que poderão auxiliar na sua rotina, melhorando muito a qualidade do trabalho.

As ferramentas, porém, não resolvem os problemas sozinhos. É preciso contar com uma equipe capacitada que consiga, a partir das ferramentas, oferecer uma experiência mais completa e simples ao consumidor. Se você é um empreendedor que está em busca de como revolucionar o seu modelo de negócio, temos um bônus para você.

 

Bônus: separamos alguns cursos online e gratuitos para que você possa se atualizar!

Já ficou claro que o conhecimento é essencial para que possamos promover a adaptação necessária para a sobrevivência dos negócios. Pensando nisso, reservamos para você uma série de cursos online e 100% gratuitos, muitos deles lançados durante a pandemia, para que você aprenda a renovar as estratégias e utilizar novas ferramentas que podem ser aplicadas no seu cotidiano.

Obs: para acessar os cursos do seu interesse, basta clicar no nome do curso.

 

Cursos disponibilizados pelo SEBRAE:

1 – Aprender a Empreender

2 – Como vender mais e melhor

3 – Estratégia financeira para o crescimento

4 – Como captar recursos para o seu negócio

Outros cursos:

FGV – Cursos gratuitos: Uma área completa de cursos totalmente gratuitos, que vão de temas como economia e finanças até marketing e vendas, entre vários outros.

Conquer – Zona de Quarentena: Plataforma com diversas transmissões ao vivo e conteúdos disponibilizados, abordando temas como inovação, liderança, RH e muito mais.

Nube – Cursos gratuitos: A empresa que tem foco em inserir jovens no mercado de trabalho também possui uma área com diversas opções de cursos gratuitos. Os temas vão de gestão de tempo, marketing pessoal, além de gestão de carreira e muito mais.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo oferecido e estamos sempre na torcida pelo seu sucesso! Continue acompanhando o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?