Soluções para construções sustentáveis

Soluções para construções sustentáveis

Soluções para construções sustentáveis

      O Conselho Internacional da Construção (CIB) aponta que a indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais. Estima-se que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas sejam provenientes da construção, além dos impactos relacionados ao consumo de matéria e energia. 

Na busca para minimizar os impactos ambientais provocados pela construção, a Empreendimentos Brasília, procura em todos seus projetos utilizar materiais sustentáveis, e  mais do que isso, torna os projetos sustentáveis. No Referência Mangueiral por exemplo, a estrutura do projeto foi definida em função da incidência do sol no edifício, permitindo economia de energia com condicionamento de ar e iluminação. Enquanto as faces norte e sul possuem grandes planos horizontais de sombreamento, brises verticais projetados para as faces leste e oeste, marcam a identidade do bloco.

Em outro empreendimento, no Inova Lago Sul, os jardins que cercam o QI 15 têm baixo consumo de água, fornecem sombra de espécies típicas do cerrado. O QI 15 tem, ainda, sistema independente de armazenamento e reuso de água, além de painéis fotovoltaicos que preconizam a automação predial.

Opções sustentáveis

Existem alguns materiais que podem ser reaproveitados, que ao ser utilizados com mais frequência os valores ficarão muito mais acessíveis. Vamos listar algumas opções sustentáveis para utilizar na sua obra, ou dar aquela dica para o seu arquiteto: 

Pintura com cal

É uma técnica milenar, que surgiu na Grécia e chegou ao Brasil com os portugueses. O processo é livre de compostos orgânicos voláteis, substâncias tóxicas presentes nos produtos industrializados.

Bambu

O uso de bambu é clássico no ramo da construção por ser uma madeira sustentável, com alta resistência. Ideal para estruturas, além de ser considerado renovável, tem rápido crescimento, diferente de outras madeiras. 

Argila

Além da função decorativa, a argila pode ser utilizada para revestir as paredes. 

Tijolo ecológico

Os tijolos são queimados em fornos e geram gases poluentes. Os ecotijolos são compactados e moldados em uma prensa hidráulica, que é um material com resistência e garante o isolamento térmico. 

Energia solar

É outro clássico, aproveitar a luz do sol para aquecer água do chuveiro e piscinas.

Iluminação de LED

As lâmpadas de LED geram energia por microchip. Consomem muito menos energia e duram de 15 a 25 vezes mais que as incandescentes.

Isolamento de PET

Sabemos que o plástico leva centenas de anos para ser decomposto e atualmente é um dos maiores vilões na natureza. Mas a reutilização dos plásticos de garrafa em obras pode ser uma boa solução.

Portanto, há muitas opções de materiais sustentáveis para serem utilizados nas obras. Utilize essas dicas para suas próximas construções ou reformas, mostre ao seu mestre de obras, arquiteto ou engenheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?