Tendência de trabalho próximo à residência

Tendência de trabalho próximo à residência

Tendência de trabalho próximo à residência

 

O que é o conceito da Cidade de 15 Minutos?

 

Em Paris, capital da França, foi instituído recentemente um projeto ousado, chamado “Cidade de 15 Minutos”. A partir da ideia de oferecer, em um raio de 15 minutos de distância da casa do cidadão, todas as comodidades e possibilidades de compras, equipamentos de lazer e o próprio emprego.

 

Além de reduzir o uso de carros, um dos objetivos é aproximar as pessoas de seus locais de trabalho, ou do espaço de coworking preferido. De acordo com o projeto, caso seja necessário, o transporte a ser utilizado para essa locomoção seria a bicicleta. Para isso, estão sendo ampliadas as ciclovias, ciclofaixas, além do incentivo aos pedestres, com diminuição de faixas de rolagem, que darão lugar a mais calçadas para os transeuntes. O foco é mudar a relação que o cidadão tem com o tempo, sobretudo o tempo gasto com mobilidade, dentro do metrô, do ônibus, do carro. 

 

Quadra modelo

 

No plano inicial de Brasília, criado por Oscar Niemeyer e idealizado por Lucio Costa, cada quadra comercial seria esse polo comercial, no qual os moradores daquela quadra residencial teriam acesso a tudo o que precisavam: pequeno mercado, farmácia, loja de roupa, restaurante etc. Cada quadra residencial contaria ainda com uma escola de ensino fundamental e uma creche. 

 

Haveria ainda, a cada duas quadras, um clube, intitulado de Clube Vizinhança. Ficou curioso? Basta visitar a quadra modelo 308 Sul. Nela, está enraizada essa ideia. Com o passar dos anos, e as mudanças ocorridas em Brasília por conta de sua expansão urbanística, surgiram novos bairros, novas cidades, novas necessidades. E, com isso, as possibilidades de comércio e negócios se espalharam pelo desenho urbanístico.

 

Exemplo de bairro

 

O Jardins Mangueiral é um exemplo desse novo tipo de bairro, que nasceu como um “bairro dormitório”, mas que com o passar dos anos, está se firmando com características próprias e expandindo suas opções comerciais para atender a seus moradores, sem que eles tenham que se deslocar por longas distâncias para consumir. 

 

Como um bairro que cresceu já com um planejamento urbano, esse tipo de prática é mais fácil e até orgânica, no caso do Jardins Mangueiral. Um dos pontos positivos é que a adoção de um projeto desse tipo em bairros novos como o Jardins Mangueiral não demandaria mudanças tão drásticas na configuração do local, uma vez que são bairros relativamente novos e ainda repletos de possibilidades. 

 

Agora e pós-pandemia

 

Apostar no comércio local, nos mercados dentro dos próprios condomínios não são apenas saídas agora, durante a pandemia, mas devem se firmar como uma alternativa promissora no pós-pandemia. Como visto, são tendências mundiais e que vieram para ficar. 

 

Se você mora ou quer investir no Jardins Mangueiral, sabia que tem um prédio comercial super moderno, disponível para locação? Com uma localização privilegiada, logo na entrada do bairro, o Edifício Referência tem  2.163m² de espaço construído, divididos em várias salas comerciais. 

 

Marque sua visita pelo (61) 9.9686-5754 ou (61) 3346-2451.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?