Você sabe o que é construção off-site?

Você sabe o que é construção off-site?

Você sabe o que é construção off-site?

Um novo método tem chamado a atenção no setor de construção civil. Considerado uma tendência de evolução no mercado, a construção off-site é um processo em que o edifício ou uma parte dele é construído em formato modular fora do canteiro de obras.

O novo modelo de construção vem sendo comparado com o brinquedo Lego, em que as crianças montam estruturas a partir de peças que se encaixam em blocos de montar de plástico. No caso da construção off-site, os componentes são produzidos em ambientes controlados, normalmente a partir de materiais como madeira, aço e concreto. 

O formato garante o melhor controle de qualidade. Os módulos são produzidos sem sofrerem interferências climáticas e nem de produtividade dos trabalhadores. O processo conta ainda com simulações de desempenho da edificação, que levam em consideração carga, ensaios de ruptura e túnel de vento.

Os módulos podem ter de 3 a 12 metros de comprimento. Após finalizado, o material é levado para o canteiro de obra onde é apenas montado.

Para a Building Information Modeling (BIM), à construção modular pré-fabricada tem uma série de benefícios, entre eles, redução de prazos e custo global; melhor previsibilidade; redução de mão de obra nos canteiros; geração de empregos com mais segurança; e processos mais sustentáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

O que você procura?